Irmãos Rogerinho e Carlinhos Leite fundaram o grupo em Brasília e se apresentam nos principais eventos de forró do Brasil

Nascida em abril de 2006, a banda Raízes do Sertão surgiu da ideia de dois irmãos que frequentavam as casas de forró de Brasília. O intuito era fazer um som diferente para os brasilienses através do bom e velho forró. Foram ingressando no cenário do forró de Brasília. A primeira apresentação do grupo foi no Bar do Calaf com o projeto ‘Lorota Boa’. A partir daí a coisa começou a ficar séria e fizeram apresentações frequentes em várias casas de forró de Brasília. Começaram a tocar no Arena do Forró, Faiscada, Particulino, Ispilicute e festas particulares. Depois vieram as participações nos principais festivais. Com tanto trabalho decidiram se mudar para São Paulo.

“A Banda Raízes do Sertão colabora com a promoção e divulgação da música brasileira através do forró tradicional, misturando outras tendências do vasto e grandioso universo musical brasileiro. Suas composições focam em temas de amor, alegria, as coisas boas da vida e luta por um mundo melhor”, explica a apresentação da banda.

Esta será a quinta vez que o grupo participa do Nata Forrozeira. Carlinhos Leite fala em nome da banda e conta que a expectativa é sempre alta. “Estamos animados, a programação deste ano está muito boa legal. Já trabalhamos com o Estéfano no Brasuca e ele sempre foi muito profissional com a gente”, diz referindo-se ao fato de o empresário campineiro Estéfano Bespalec Júnior assume a direção do Nata neste ano. Ele é proprietário do Brasuca Espaço Cultural, em Campinas/SP, reconhecido como uma das principais casas de forró.

Em constante trabalho a banda vem crescendo e levando a música brasileira por todo o Brasil através do seu forró diferente e contagiante. A Raízes do Sertão vem com Rogerinho no vocal, triângulo e violão, Carlinhos Leite no bandolim, guitarras e viola caipira, Japa Novela na zabumba, o baixista Luizinho Luz e a multi-instrumentista na percussão Nanda Guedes, além do sanfoneiro Rodrigo Braga que divertem e empolgam o público com músicas próprias e clássicos do forró e da música brasileira.

Eles têm em seu repertório várias influências de artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, os 3 do Nordeste, Alceu Valença, Falamansa, Natiruts, Forroçacana, Lenine, entre outros “O grande diferencial do Raízes do Sertão é que fazemos um show que você pode ver, ouvir, pular e dançar”, explicam os músicos.

Tendo como carro chefe o forró, a banda vem com várias influências da música que variam do rock ao maracatu, do reggae ao xote, do blues ao baião, dando origem ao som autêntico e diferente.

Fazem parte do currículo da banda, participações em shows com vários artistas renomados da música brasileira como Dominguinhos, Mestre Zinho, Edson Duarte, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, a cantora e multi-instumentista Nilze Carvalho, o bandolista Dudu Maia, Duani, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Falamansa, Rastapé, Bicho de Pé, Forróçacana, Chambinho do Acordeon, entre outros.

Conquistas

No ano de 2008 veio a segunda formação. Com a tendência de aperfeiçoar a musicalidade do grupo, modificou-se a formação do grupo para triângulo, zabumba, baixo que já existia na antiga formação e resolveram incluir a sanfona e o balançado de um bom bandolim. O ano de 2009 foi de grandes mudanças e das maiores conquistas para o grupo. Na nova formação, a que conhecemos hoje como Quarteto Raízes do Sertão, traz sanfona, triângulo, zabumba e bandolim. Atualmente, o grupo é um dos maiores representantes da cultura forró pé de serra do Brasil.

Confira as principais conquistas do grupo:

2013 – Melhor música no festival de forró pé de serra de Brasília com a música Tem que ter forró;

2011 – Campeão do FENFIT (Festival Nacional de Forró de Itaúnas) com a música Promessa de Amor;

2009 – Campeão do Festival Nacional de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, com a música ‘Pode Xamegar;

2009 – vice campeão do FENFIT com a música Ninguém Mete a Mão.

Serviço:

Festival Nata Forrozeira 2019

Data: de 18 a 21 de abril

Local: Espaço Ville Sport Shows

Endereço: Estrada Rosemary Hidalgo dos Santos, 81, Refúgio dos Bandeirantes, Santana de Parnaíba/SP.

www.nataforrozeira.com.br

Informações: (11) 9.6447-5599