Presente nas principais casas do ritmo e festivais do Brasil o coletivo de DJs agrada pelas “pedradas” e o estilo alternativo

Nascido em agosto de 2016, da união de três amigos de São Paulo, o Baile dos Ratos é um projeto cultural que tem como objetivo disseminar o forró pé de serra por meio do vinil – 100% vinil. Colecionadores de discos e pesquisadores da música do Norte e Nordeste, os DJs Thobias Silva, Nando Ronca e Maicow Leite formam o coletivo que ganha cada dia mais fãs, devido ao repertório que privilegia os grandes mestres do forró.

Desde a formação, o trio não para e conquista os forrozeiros que não abrem mão dos clássicos e do chiado característico das gravações nos bolachões. Presente nas principais casas de forró e festivais do Brasil, o coletivo agrada pelas “pedradas” e o estilo alternativo.  

O personagem do projeto é um rato, que faz alusão às habilidades do roedor de sentidos apurados, bem como a presença do evento no centro da cidade, região popular, que atrai e concentra todos os perfis de públicos. O Baile dos Ratos também é conhecido pela expressão “desbloqueio/a”, muito reproduzida pelos membros do projeto a fim de incentivar a multiplicação cultural, principalmente por meio da música, e dessa forma, atingir cada vez mais pessoas.

Desde então o Baile faz apresentações para diferentes perfis de forrozeiros reforçando as mensagens de paz e respeito ao próximo. O projeto vem conquistando um número significativo de fãs, que reflete na quantidade de seguidores nas mídias sociais (Facebook e Instagram), principal meio de comunicação com o público e divulgação dos eventos.

Presentes no ano em que o Nata Forrozeira comemorou dez anos, em 2018, o Baile volta agora mais confiante e como uma das atrações mais aguardadas pelo público roots. “No ano passado, a galera pediu, houve um movimento e nos apresentamos no Nata. Foi incrível. Fizemos um show muito legal. Isso nos abriu muitas portas.  Para este ano estamos ainda mais ansiosos com a nova direção. O pessoal tá com brilho no olho, vontade de tocar o barco, fazer o melhor e isso também nos motiva a fazer o máximo possível. Sabemos do empenho de pessoas do Brasil inteiro que viajam ao festival e isso aumenta a responsabilidade de qualquer artista”, resume Maicow Leite.   

O coletivo e as apresentações

Fora da “toca”, o coletivo realiza o evento “Baile dos Ratos na Praça, de Graça”, que ocorre na Praça do Largo São Bento, em São Paulo, geralmente em um domingo, no período da tarde. O intuito do evento na rua é levar entretenimento cultural a todos e possibilitar aos forrozeiros e amantes da música brasileira celebrarem junto aos amigos, familiares e crianças, reforçando a mensagem da importância de ocupar os espaços públicos.

Nos dois anos e meio de existência, o coletivo já se apresentou em casas tradicionais de forró em São Paulo, como o Remelexo Brasil. Além de participações em eventos nas casas Limoeiro Bar, Jai Club, Olga 17, Casa das Caldeiras, Centro Cultural Rio Verde (Estella Galicia), Hostel Itamambuca, em Ubatuba (SP), Centro Cultural Rio Claro (SP), e nas festas Forró do Coreto (SP), Direto da Vitrola, em Belo Horizonte (MG), Fortalecendo a Cena Junina, em Rio Claro (SP), Arraiá Madnes-Casa das Caldeiras (SP), Festival Pilantrage Casa das Caldeiras, Vai Forró (SP), Forró Lucato (Limeira – SP), Meu Baião Primeiro (DF). O Baile dos Ratos também esteve presente em festivais e super eventos de forró pé-de-serra, como o Forró Predileto (SP), Festival Órbita (SP), festival CarnaForró, em Bertioga (SP), Baile da Independência (MG) e Festival Rootstock 2018 (MG).

Em 2018, o coletivo teve conquistas importantes para a cultura do forró em vinil: Foi a única atração no Aniversário de 464 anos de São Paulo e na Virada Cultural 2018 da capital paulista, além de se apresentar durante o Festival Nacional de Forró de Itaúnas – terra do forró, Festival de Verão do Bar Forró, e Reveiilon na mesma cidade, o lugar mais conceituado para os forrozeiros e artistas do ritmo. Eles foram o primeiro coletivo de DJs a se apresentar lá.

Serviço:

Festival Nata Forrozeira 2019

Data: de 18 a 21 de abril

Local: Espaço Ville Sport Shows

Endereço: Estrada Rosemary Hidalgo dos Santos, 81, Refúgio dos Bandeirantes, Santana de Parnaíba /SP.

www.nataforrozeira.com.br

Informações: (11) 9.6447-5599